O meu Twitter

domingo, 27 de setembro de 2009

Hospital Amadora Sintra - Quase perde rim após ir à Urgência

Saúde: Cólicas renais levam doente ao hospital por cinco vezes
Quase perde rim após ir à Urgência


Rui Garcia, 38 anos, foi operado de urgência numa clínica depois de, nos cinco dias anteriores, ter ido cinco vezes à Urgência do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra). A cirurgia no privado evitou que perdesse o rim direito e que viesse a necessitar, no futuro, de hemodiálise.

Entre um misto de revolta e inconformismo, Rui Garcia conta ao CM as peregrinações à Urgência entre 23 e 27 de Agosto. No último dia foi operado de urgência na clínica. 'Foi uma semana terrível, com cólicas renais e os médicos só me receitavam comprimidos para as dores, não me trataram devidamente.'

No dia 23 estava na praia quando sentiu uma dor forte. Os bombeiros levaram--no ao Amadora-Sintra. 'Fiz análises de sangue e urina e mandaram-me para casa com uma carta para ir ao médico de família e fazer uma ecografia renal e análises (urino-cultural).' Não chegou a ir ao centro de saúde, porque poucas horas depois as cólicas voltaram e regressou à Urgência.

O episódio repetiu-se mais vezes, numa das quais fez uma ecografia, que revelou ter um cálculo renal com dois milímetros de espessura. Rui Garcia tenciona denunciar o caso ao Ministério da Saúde e fazer uma reclamação no Livro Amarelo do HFF. Fonte do hospital disse que, por ser fim-de-semana, não é possível um esclarecimento por parte do responsável hospitalar.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar