O meu Twitter

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

México - Jornalista assassinado por grupo armado

Crime ocorreu no interior da Redacção
México: Jornalista assassinado por grupo armado


Um jornalista da ‘Radio Visión’ foi, esta quarta-feira, assassinado por um grupo armado nas instalações da Redacção, em Ciudad Juárez, no Estado de Chihuahua, México.

“Por volta das 22h00 de ontem [quarta-feira], um grupo de, pelo menos, cinco homens na posse de armas de fogo entraram pela Redacção e executaram o jornalista Miranda Madrid”, declararam testemunhas do incidente.

Não há indicações se outros jornalistas ficaram feridos no decorrer do ataque.

A vítima era conhecido por escrever sobre os temas relacionados com a insegurança da região, publicando informação no site da rádio numa coluna diária denominada ‘El Gallito’.

Durante a última semana, Miranda escreveu sobre a falta de segurança na região noroeste, principalmente em Casas Grandes (localizada a 180 quilómetros de Ciudad Juárez), onde 25 pessoas foram assassinados durante o mês de Setembro.

As autoridades mexicanas estão a investigar o caso.

Um outro jornalista que trabalhava no mesmo local terá sido ameaçado de morte pediu asilo político ao Estados Unidos, em Maio de 2008.

Chiuahua é actualmente o Estado mais violento do México, devido à localização de vários cartéis de droga e rotas de tráfico para os Estados Unidos da América.

De acordo com as estatísticas da Federação Latino-americana de Jornalistas (FELAP), durante a administração do presidente Felipe Calderón, foram assassinados 40 profissionais de comunicação e vários desaparecimentos.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar