O meu Twitter

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Suiça - Polanski preso 32 anos depois / Com video

Justiça: Cineasta acusado de violação
Polanski preso 32 anos depois

O realizador Roman Polanski foi detido no aeroporto de Zurique, na Suíça, e deverá ser agora extraditado para os EUA, onde responderá pela alegada violação de uma rapariga de 13 anos em 1977.

Um porta-voz do Ministério da Justiça da Suíça confirmou que “havia um pedido válido de detenção e sabíamos quando ele iria chegar”, referindo-se às pressões que os EUA têm feito nos últimos anos para levar o cineasta de 76 anos a tribunal.

O caso reporta-se a 1977, quando Polanski terá mantido relações sexuais com uma rapariga de 13 anos durante uma sessão fotográfica. O realizador de ‘Chinatown’ negou ter feito algo ilegal com a jovem, mas acabou por abandonar os EUA, onde nunca mais voltou, fixando residência em França, país natal de quem perdeu a mãe no campo de extermínio nazi de Auschwitz.

Devido aos seus problemas com a Justiça norte-americana, Roman Polanski nem sequer pôde comparecer na cerimónia da Academia de Hollywood de 2003 em que lhe foi atribuído o Óscar de Melhor Realizador por ‘O Pianista’.

Veja o video da RTP:


Fonte : CM e RTP

Sem comentários:

Pesquisar