O meu Twitter

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Portimão - Jovem de 14 anos usada para pedir

Portimão: PSP identificou homem que a acompanhava
Jovem de 14 anos usada para pedir
A utilização de menores para a mendicidade é um crime punível com pena de prisão até três anos --->

À porta do supermercado, a jovem romena, de 14 anos, abordava os clientes um por um e mendigava. Foi ali que a PSP de Portimão a encontrou, anteontem à tarde, encaminhando-a depois para uma instituição de apoio a crianças e jovens em risco. As autoridades suspeitam de que a menor estava a ser utilizada para mendicidade por um indivíduo da mesma nacionalidade, que foi identificado.

Fonte do Comando da PSP disse ao CM que a jovem estava já referenciada por mendicidade em várias cidades do País nos últimos meses: “Às vezes dormia na rua.”

Quando foi abordada pela PSP, a jovem estava sozinha e tinha em seu poder cerca de 500 euros, presumivelmente o produto do dia. Acabaria por contactar, pelo telemóvel, um homem, de 34 anos, que tinha na sua posse uma declaração da mãe da menor, que se encontra na Roménia, autorizando-a a circular com ele no espaço europeu. O indivíduo fazia-se ainda acompanhar pela mulher e um filho. São todos de etnia cigana.

A PSP accionou a Linha de Emergência (144) e a rapariga acabaria por ser encaminhada e recolhida por uma instituição de apoio a crianças e jovens em risco.

A possibilidade de o caso estar ligado a uma rede de mendicidade está a ser investigada, havendo conhecimento de outras situações em que crianças romenas são colocadas em sítios estratégicos e usadas para mendigar por adultos – não por pobreza ou necessidade de matar a fome mas utilizando os menores para conseguir lucro próprio, o que constitui um crime com pena até três anos de prisão, de acordo com o Artigo 296 do Código Penal.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar