O meu Twitter

domingo, 30 de agosto de 2009

EUA - Raptor pode ser assassino em série / Com Video - 30 Agosto 2009

EUA: Phillip Garrido investigado por homicídio de dez prostitutas


Enquanto Phillip e Nancy Garrido compareciam, ontem, em tribunal para alegar inocência no rapto e violação de Jaycee Dugard – mantida durante 18 anos isolada do Mundo como escrava sexual, a polícia passava a pente-fino a sua casa em Antioch, arredores de São Francisco, procurando indícios de uma ligação ao homicídio de uma dezena de prostitutas nos anos 90.

Os investigadores não deram muitos pormenores sobre a nova pista, que terá sido sugerida pela polícia de Pittsburg, Califórnia, área vizinha de Antioch, onde entre 1998 e 1999 foram assassinadas dez prostitutas. "A polícia de Pittsburg, por qualquer razão, considerou-o uma pessoa com interesse para o caso", explicou o capitão Dan Terry, do gabinete do xerife do condado de Contra Costa, região administrativa onde se situa aquela cidade.

Alguns dos cadáveres apareceram numa zona industrial junto ao local onde Garrido trabalhava na altura. Um mês antes do início da série de homicídios de prostitutas, em Novembro de 1998, foi igualmente encontrado na mesma área o cadáver de uma adolescente.

Garrido foi já questionado sobre os crimes e nada revelou que pudesse indicar o seu envolvimento.

Entretanto, durante a breve comparência no Tribunal Superior do condado de El Dorado, em Placerville, o presumível raptor de Jaycee não quebrou o silêncio. Mostrando uma aparência frágil, permaneceu aparentemente alheado de tudo enquanto a advogada apresentava em seu nome a alegação de inocência. Um pouco mais longe, Nancy, nervosa e em lágrimas, manteve a cabeça baixa, tentando ocultar-se das câmaras atrás do advogado.

O casal enfrenta uma possível condenação a prisão perpétua por 19 crimes, entre os quais rapto, violação e redução de pessoas à escravatura.

Recorde-se que os Garrido são acusados de raptar Jaycee, então com 11 anos, em South Lake Tahoe, de a levar para a casa onde viviam, em Antioch, mantendo-a fechada num complexo de tendas e barracões escondidos nas traseiras. Phillip terá violado a menina ao longo dos anos, fazendo-lhe duas filhas, hoje com 11 e 15 anos.

Até ao momento, as autoridades – embora sublinhando as condições miseráveis em que Jaycee e as duas filhas foram mantidas, cercadas de sujidade num conjunto de tendas e barracas de madeira – têm insistido nas boas condições de saúde em que as vítimas dos Garrido se encontram. Desconhece-se, para já, se a mãe e as filhas foram tratadas de forma humana ou se sofreram qualquer tipo de sevícias físicas e psicológicas.

POLÍCIA LAMENTA ERRO QUE PROLONGOU CATIVEIRO

O xerife do condado de El Dorado, Califórnia, pediu ontem desculpas públicas pelos erros de investigação que prolongaram o cativeiro de Jaycee Dugard e das duas filhas que teve do raptor.

Warren Rupf assumiu responsabilidade por esse erro, e explicou o que se passou quando, em Novembro de 2006, um agente da polícia foi a casa de Phillip e Nancy Garrido, os raptores de Jaycee Dugard, após um telefonema anónimo de alerta de um vizinho do casal. "A pessoa que nos telefonou afirmou que Garrido é um psicótico viciado em sexo", explicou o xerife, afirmando que um agente foi ao local, mas limitou-se a interrogar Garrido, não tendo chegado a entrar em sua casa para fazer buscas.

"Sou o primeiro a fazer críticas ao trabalho da minha organização e a pedir desculpa às vítimas e aceitar a responsabilidade pela oportunidade perdida", afirmou o xerife Rupf.

VIZINHOS INDIFERENTES

Soube-se, entretanto, que vários vizinhos tinham visto as tendas e barracões que serviram de esconderijo a Jaycee, mas nunca suspeitaram de nada. Nem mesmo quando, o que era frequente, eram ouvidos gritos de crianças vindos desse local. Alguns confessam agora ter achado estranho haver crianças ali, pois ninguém tinha conhecimento que Garrido recebesse visitas de familiares ou tivesse sido pai recentemente. n F.J.G. com agências

UM AMOR FORTE PELO CARRASCO

À medida que se multiplicam as interrogações sobre as condições do cativeiro de Jaycee, o seu padrasto, Carl Probyn – que há 18 anos assistiu, impotente, ao rapto – revelou que a enteada "tem uma ligação muito forte" a Phillip Garrido, o homem que a manteve cativa e de quem teve duas filhas. "Sente-se culpada, mas está muito ligada a ele. Ela sente que aquilo foi quase como um casamento", explicou Probyn, adiantando ainda que a enteada, agora com 29 anos, não revela sinais de maus tratos.

PORMENORES

REENCONTRO COM A MÃE

Jaycee reencontrou a mãe, Terry Probyn, a quem apresentou as filhas que teve do raptor. Estão todos em segurança num motel não identificado de São Francisco.

"PARECIAM ROBÔS"

O polícia que suspeitou de Garrido e levou à descoberta de Jaycee afirma que as filhas dele "pareciam robôs, não agiam como crianças".

CRONOLOGIA

Agosto de 1988

LIBERTADO

Phillip Garrido sai em liberdade condicional perpétua depois de ser condenado a 50 anos de prisão pelo rapto e violação de uma mulher em 1976.

Junho de 1991

O RAPTO

Jaycee Lee Dugard desaparece em South Lake Tahoe, Califórnia, junto à fronteira com o Nevada.

Agosto de 1991

SUSPEITOS

Dois suspeitos são interrogados em Ceres, Califórnia, mas não é encontrado qualquer indício incriminador.

Junho de 2001

VIGÍLIA DE HOMENAGEM

Uma marcha e vigília são realizadas em South Lake Tahoe no 10.º aniversário do desaparecimento de Jaycee.

Junho de 2002

BUSCAS

A casa de um antigo padre em Truckee é revistada no âmbito da investigação do desaparecimento. Nada é encontrado.

Abril de 2008

FIRMA RELIGIOSA

Garrido regista a firma Desejo Divino na sua casa em Antioch, 270 km a sul de South Lake Tahoe.

25 Agosto de 2009

LOCALIZADO

Garrido levanta suspeitas quando distribui folhetos religiosos acompanhado pelas duas filhas.

26 de Agosto de 2009

IDENTIFICADA

Jaycee identifica-se à polícia durante o interrogatório a Garrido numa esquadra em Concord.

NOTAS

ESPERANÇA: O CASO MADDIE

Kate e Gerry McCann afirmam que o caso de Jaycee reforça mais a sua esperança e é a prova de que a filha Madeleine, desaparecida desde Maio de 2007, ainda pode aparecer com vida

JULGAMENTO: REINÍCIO DIA 14

Depois de ontem terem declarado inocência na primeira presença em tribunal, os presumíveis raptores de Jaycee, Phillip e Nancy Garrido, voltam ao banco dos réus no dia 14 de Setembro

Casal acusado de sequestro de 18 anos declara inocência, veja o video da RTP:

Para mais informações visite o site CM ou Mais informações.

Sem comentários:

Pesquisar