
Gang muito violento desmantelado pela PJ
A Polícia Judiciária (PJ) do Porto desmantelou ontem o perigoso gang responsável por dezenas de assaltos violentos a carrinhas de tabaco e ourives, na região Norte do País, desde o ano passado.
Dez homens foram detidos e realizaram-se mais de uma dezena de buscas domiciliárias no Grande Porto, apurou o CM, em que foi apreendido um arsenal de armas ilegais, entre as quais uma metralhadora. Serão hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal.
Desde meados de 2008 que este grupo operava, sempre de forma muito violenta. Em quase todos os assaltos à mão armada, minuciosamente preparados, nunca se coibiram de efectuar vários disparos, chegando a ferir uma vítima.
O assalto mais aparatoso, e um dos mais rentáveis, aconteceu a 13 de Abril: roubaram cerca de cem mil maços de tabaco, no valor de 320 mil euros, de um camião da Tabaqueira Nacional, emboscado na auto-estrada que liga o Porto a Braga. A operação foi aparatosa e levada a cabo por um grupo de, pelo menos, dez assaltantes. Em menos de dez minutos barraram o camião, pararam o trânsito e sequestraram o motorista, quem o acompanhava e ainda a escolta de seguranças.
Ao que o CM apurou, o grupo ontem neutralizado é constituído por quatro cabecilhas, que planeavam e lideravam operacionalmente os assaltos. Os restantes seis elementos participavam esporadicamente, em investidas diferentes.
Os detidos viviam em bairros sociais diferentes do Grande Porto e alguns são de etnia cigana. Ao que apurámos, as milhares de peças de ouro e maços de tabaco roubados nos assaltos violentos não foram recuperados.
DISPARAVAM PARA INTIMIDAR OS OURIVES
Além das carrinhas de tabaco, o gang roubou vários ourives, sempre que estes regressavam a casa após um dia de venda em feiras. Os casos mais violentos registaram-se na Trofa e em Moreira da Maia. No primeiro, em Maio, roubaram um casal de ourives que acabava de sair de um restaurante. Os ladrões dispararam e levaram a carrinha cheia de ouro, tendo-a abandonado pouco depois.
Na Maia, no dia 1 de Agosto, interceptaram um ourives que regressava a casa vindo da feira de Custóias. O grupo fez vários disparos que atingiram o jipe, retirando o condutor à força. No meio da confusão, um jovem, que passava no local, foi atingido no peito pelos estilhaços dos vidros do jipe do ourives.
PORMENORES
ARSENAL DE ARMAS
Em casa dos detidos a Polícia Judiciária apreendeu dezenas de armas ilegais, entre as quais uma metralhadora, várias caçadeiras de canos serrados, revólveres e pistolas.
BAIRROS SOCIAIS
Os membros do gang viviam em diferentes bairros sociais do Grande Porto.
CEM INSPECTORES DA PJ
Na operação ontem realizada pela PJ do Porto estiveram envolvidos 100 inspectores.
Fonte : CM
Sem comentários:
Enviar um comentário