O meu Twitter

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Leiria - Revolta com Justiça acaba à bastonada

Leiria: Familiares de jovem morto com ácido indignados com processo que se arrasta há oito anos
Revolta com Justiça acaba à bastonada


Terminou aos gritos e à bastonada a sessão do julgamento da mulher acusada de matar o ex-namorado com ácido sulfúrico, que decorreu ontem no Tribunal de Leiria. A audiência foi à porta fechada, mas à saída do Palácio da Justiça os familiares da vítima e da arguida envolveram-se numa troca de ameaças e agressões. A PSP pôs fim ao conflito com os bastões.

"Posso matar, porque depois sou dado como maluco e ninguém me leva preso. A Justiça que temos é uma vergonha", gritava um familiar de Nuno Mendes, o jovem de 24 anos que morreu em 2001, na sequência das queimaduras provocadas pelo ácido, atirado por Fátima Velosa. O processo, recorde-se, arrasta-se pelos tribunais há oito anos – e a arguida, que já foi condenada duas vezes a sete anos e nove meses de prisão, continua à solta devido a sucessivos recursos apresentados pelo advogado, Rodrigo Santiago, e às revogações do Supremo Tribunal de Justiça.

Ontem, os familiares e amigos de Nuno Mendes tentaram aproximar-se de Fátima Velosa para descarregar a revolta, só que a mulher, agora com 29 anos, foi protegida por um grupo de pessoas que a acompanhava. Alguns elementos das duas facções envolveram-se num violento confronto físico e a equipa de Intervenção Rápida da PSP de Leiria resolveu a questão à bastonada. No meio da confusão, uma familiar da arguida ameaçou: "Ainda vai haver mais mortes."

Quanto ao julgamento, prossegue no dia 23, com a audição de mais um perito, envolvido no exame à personalidade da arguida, requerido pelo Tribunal de Leiria.

Segundo Rodrigo Santiago, o que está em causa é a avaliação psicológica de Fátima Velosa, do ponto de vista da eventual perigosidade. É um da-do adquirido que a arguida cometeu o crime e agiu consciente dos seus actos, tal como concluiu o colectivo de juízes. Resta agora definir o estado mental da mulher de 29 anos para que seja proferida uma nova decisão.

PORMENORES

VINGANÇA

Fátima Velosa atirou o ácido a Nuno Mendes em Maio de 2001 para se vingar por ele ter acabado com o namoro.

DECISÕES

O processo já foi duas vezes ao Supremo Tribunal de Justiçae voltou à primeira instância.

Para mais informações carregue Aqui.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar