O meu Twitter

sábado, 5 de setembro de 2009

Acidentes - Onze mortos fora do relatório - 5 Setembro 2009

Acidentes: Apenas vítimas no local entram nas contas da GNR


Oficialmente, segundo as estatísticas apresentadas pela GNR no final do mês passado, 66 pessoas morreram nas estradas portuguesas em Agosto. No entanto, o CM sabe que pelo menos mais 11 mortos foram já contabilizados às estatísticas, o que representa um total de 77 vítimas.

A GNR não reconhece este acréscimo. "Os números que o comando-geral envia para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), responsável pela divulgação pública da sinistralidade, são provisórios", disse ao CM fonte da corporação.

De facto, nos relatórios que a GNR envia para a ANSR, só surgem contemplados os mortos que as patrulhas detectam nos locais dos acidentes. Feridos graves, ou ligeiros, que venham a morrer posteriormente, nunca chegam ao conhecimento dos comandos das forças de segurança. Só os Núcleos de Investigação Criminal dos Acidentes de Viação (NICAV) de cada Destacamento de Trânsito é que, no decorrer do trabalho dos militares, se apercebem de eventuais falecimentos adicionais.

O CM teve acesso aos números dos NICAV dos 18 Destacamentos de Trânsito da GNR que, ao invés dos 66 mortos avançados pelo Comando-Geral, mostram que em Agosto faleceram 77 pessoas nas áreas patrulhadas pela GNR. Destaque para a zona de Leiria, onde se registaram 15 mortos.

Para mais informações seleccione Aqui.

Fonte : CM

1 comentário:

Anónimo disse...

Com as áreas dos incêndios a GNR admitiu que estranhos tivessem aletrados os números. Com os mortos em acidentes também há divergências? Porquê?
Por causa do caso dos incêndios houve conferência de imprensa de todos os intervenientes para que tudo ficasse na mesma. E neste caso como será? Vamos a ver.

Pesquisar