O meu Twitter

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Portimão - Crime acontece após governo inglês ter subido o nível de alerta

Portimão: Crime acontece após governo inglês ter subido o nível de alerta
Casal inglês vive terror


Estamos felizes por estar vivos.” Com um tímido sorriso de quem está aliviado por ver mais um dia, Robert Pickles, de 74 anos, e a mulher, Frieda, de 72, descreveram assim ao CM o estado de espírito após terem vivido uma noite de terror.

O casal inglês foi agredido, sequestrado e roubado por três encapuzados, na sua casa de férias na Penina, Portimão. O crime ocorre uma semana depois de o Governo britânico ter elevado o nível de alerta relativamente a Portugal devido ao aumento da criminalidade violenta.

Frieda estava já deitada, pelas 22h30 de anteontem, quando os três assaltantes – vestidos de negro, com luvas, mas sem armas – irromperam pela janela do quarto. Momentos depois entraram na sala, onde Robert assistia na TV ao programa ‘MasterChef’. “Algemaram-me os pulsos e amarraram-me os pés. Depois levaram-me até ao quarto, onde a minha mulher também já estava algemada. Deram-me um soco na cabeça e a ela agrediram-na por diversas vezes no rosto”, contou ao CM.

Para o advogado reformado, “foram momentos assustadores, que pareceram não ter fim”. Apenas um dos assaltantes falou, com sotaque francês. Exigiu dinheiro e os cartões de crédito das vítimas, obrigando, sob violência, o casal a revelar os códigos. Roubaram ainda cerca de 1700 euros em dinheiro, várias peças de joalharia, iPods e telemóveis.

Depois de terem vasculhado todo o interior da vivenda, fugiram com o Mercedes prateado, de matrícula inglesa, propriedade do casal. Antes ameaçaram as vítimas de morte caso os cartões fossem desactivados. Pelas 02h30, o casal foi encontrado por um familiar que vive em Alvor. Frieda estava caída, semiconsciente, a tremer de frio, junto à piscina da casa, para aonde tinha conseguido fugir e gritar por socorro.

“Ninguém a ouviu, pois a casa é isolada e na mais próxima não está ninguém”, lamentou Robert, que ontem exibia os pulsos feridos e inchados das algemas. Frieda tentava descansar.

TURISMO DE PORTUGAL DIZ SEREM "CASOS ISOLADOS"

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu ontem ao CM que estes crimes são "casos isolados" que "não podem comprometer nem inquinar a imagem de uma região ou de um país, por muito graves que sejam".

Para Luís Patrão, "a generalização é incorrecta" e "importa é dar a cada caso a sua importância, investigar e resolver". Patrão reafirmou a intenção de questionar a Embaixada Britânica sobre a razão que levou o Foreign Office a subir o nível de alerta relativo ao crime em Portugal.

OUTROS CASOS

BRITÂNICO BALEADO

Um britânico de cerca de 50 anos foi baleado numa perna em Fevereiro passado, numa moradia isolada no Cerro de Apra, entre Loulé e São Brás de Alportel, por dois assaltantes que fugiram sem nada roubar.

HOMICÍDIO

O empresário irlandês Paul Houston, de 51 anos, foi morto à pancada no passado dia 6 de Setembro, em Alvor. A Polícia Judiciária deteve dois brasileiros, de 26 e 19 anos, pelo homicídio, mas apenas o primeiro ficou detido.

À MÃO ARMADA

Kenneth e Gumersinda Maxwell, ingleses, foram assaltados na casa onde estavam de férias, em Vilamoura, em Janeiro. Um trio com uma pistola entrou na casa e levou dinheiro, telemóveis e relógios.

INVESTIGAÇÃO: PJ NO TERRENO

A GNR foi a primeira a comparecer no local, mas o caso acabou por ser entregue à Polícia Judiciária, que é a força de segurança competente para investigar este tipo de criminalidade violenta.

ROUBO: CARRO DE LUXO

A urbanização é tida como segura, mas há meses foi ali roubado um carro de luxo, já recuperado em Espanha. Era conduzido por um homem de Leste, e tinha grande quantidade de droga

VÍTIMA: PAIXÃO POR PORTUGAL

Robert Pickles confessou ao ‘CM’ ter uma paixão por Portugal, onde vem há 45 anos e tem casa há 22: “Nunca tinha sido alvo de violência. Apesar do sucedido, tenciono regressar”

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar