O meu Twitter

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Leiria - Contratos feitos à força

Leiria: Grupo de seguranças atacava donos de casas nocturnas
Contratos feitos à força

Bastava uma rápida troca de mensagens para reunir o grupo. Avançavam então para uma casa de diversão nocturna, onde, com violência e ameaça de armas, forçavam o dono a contratar os serviços da empresa de segurança para a qual os agressores trabalhavam. Nove homens, entre os 32 e os 39 anos, que constituíam o núcleo duro do grupo, foram detidos na terça-feira pela PJ de Leiria, que fez 19 buscas e que apreendeu várias armas ilegais de grande calibre.

"Actuavam de forma cirúrgica, atraindo os donos dos estabelecimentos – todos na zona de Leiria – a um local reservado para lhes imporem os seus serviços", explicou ontem o coordenador da PJ de Leiria, Carlos do Carmo, adiantando que o grupo "também provocava distúrbios nos estabelecimentos" para criar um clima de medo, agindo de forma violenta com "qualquer pessoa com quem tivesse conflitos".

As autoridades têm conhecimento de várias agressões e em alguns casos as vítimas foram coagidas a não apresentar queixa, caso contrário haveria represálias.

"Estavam a causar níveis elevados de violência e insegurança que começavam a preocupar as populações. Sentiam-se imunes e impunes a tudo", frisou o coordenador da PJ, salientando o apoio da PSP nas buscas.

Os detidos, que fazem parte de um grupo "mais alargado de suspeitos", são o proprietário e oito funcionários de uma empresa de Leiria que presta serviços de segurança em estabelecimentos nocturnos. Quase todos residem na zona, mas também houve buscas em Almada, Tomar e na Figueira da Foz.

Alguns deles têm ligações a um grupo detido em Novembro na posse de 60 mil euros falsos.

UM SUSPEITO ROUBOU CARRO À MÃO ARMADA

Um dos elementos do grupo é suspeito do roubo de um BMW no valor de 30 mil euros de um stand em Ourém, cujo proprietário foi roubado e ameaçado com uma arma eléctrica.

O carro foi roubado em 4 de Abril e recuperado pela PSP de Leiria no dia 22, quando estava estacionado numa rua da cidade, com uma matrícula falsa.

Com residência em Leiria, este segurança, de 33 anos, vai ser hoje interrogado no Tribunal de Ourém.

Ao grupo foram apreendidas a arma eléctrica usada contra o proprietário do stand, assim como quatro pistolas de grande calibre e dois revólveres, dois sabres, uma caçadeira, cartuchos, munições de vários calibres, uma soqueira, duas estrelas ninja, gás neutralizante e outros objectos.

Os nove detidos, suspeitos de vários crimes, começaram ontem a ser ouvidos no Tribunal de Leiria. O interrogatório continua hoje.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar