O meu Twitter

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gripe A H1N1 - Gripe A deixa turma em casa sete dias

Saúde: Casos em escola de Sesimbra, Colégio de Lisboa e Universidade Católica
Gripe A deixa turma em casa sete dias


Foi detectada uma criança com gripe A na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Sesimbra. O alerta foi dado pelos próprios pais, na sexta-feira, que a foram buscar à escola. "Foi uma menina do 6º ano. O meu filho contou-me que a menina foi logo para a sala de isolamento com a máscara. Sei que a turma toda foi de quarentena para casa durante sete dias", contou Ana Batista, mãe de dois alunos da escola.

Um grupo de funcionários da escola acrescentou que a menina em causa terá contraído o vírus H1N1 "depois de ter passado a noite com uma amiga ou familiar que tinha gripe A". "Os pais dessa amiga ligaram logo para os pais da aluna, que avisaram de imediato a escola", acrescentou uma funcionária. O Correio da Manhã tentou falar com a presidente do conselho executivo da EBI da Quinta do Conde, Maria Clara Rosa, que se mostrou indisponível. Também ontem foi divulgado o primeiro caso de gripe A numa escola privada, o Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, e dois casos na Universidade Católica Portuguesa.

Desde 15 de Setembro foram vacinados contra a gripe sazonal 28 por cento dos indivíduos dos grupos-alvo prioritários: 30,5 por cento são pessoas com mais de 65 anos, 21 por cento doentes crónicos e 16 por cento profissionais de saúde.

Especialistas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública apresentaram ontem os resultados do Vacinómetro, um projecto que irá monitorizar a taxa de cobertura da vacina contra a gripe sazonal da época 2009/2010. Filipe Froes, da SPP, defendeu que o ideal seria vacinar o maior número de pessoas, mas sublinhou a limitação do número de vacinas. "Os laboratórios têm uma capacidade limitada de produção e Portugal importou 1,5 milhões de doses de vacinas, o que obriga a uma utilização criteriosa e prioritária para os grupos de risco."

APONTAMENTOS

VACINAS IRREGULARES

O Vacinómetro diz que 60% dos portugueses não se vacina contra a gripe sazonal regularmente.

SINTOMAS COMUNS

Existe sobreposição dos sintomas das gripes A e sazonal e não há capacidade para as distinguir claramente.

GRIPE A VISTA À LUPA

14 230 casos de gripe A foram diagnosticados no País desde que teve início a manifestação da doença, em Maio.

TURMA SUSPENSA

O delegado de saúde decidiu manter suspensas até ao final da semana as actividades lectivas da turma da Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel, Açores, para prevenir a propagação do vírus.

1530 novos casos de gripe A em Portugal foram diagnosticados na última semana, de acordo com o Ministério da Saúde.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

As grávidas são prioritárias na vacinação, tal como os profissionais de saúde, doentes crónicos e trabalhadores de empresas vitais à sociedade.

2 mortes em Portugal estão relacionadas com a infecção pela nova estirpe do vírus da gripe A.

"A vacina da gripe pandémica poderá dar imunidade durante quatro ou oito meses e passaráa ser anual no futuro" - Filipe Froes Pneumologista

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar