O meu Twitter

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Porto - PJ encontra saco repleto de armas

Detidos: Dez suspeitos levados a tribunal pela PJ do Porto
PJ encontra saco repleto de armas


As armas estavam escondidas no mato, dentro de um saco. Foram guardadas e usadas nos 23 assaltos que o gang – composto por dez elementos – realizou durante mais de um ano a ourives, carrinhas de tabaco, gasolineiras e cafés no Grande Porto e Minho. Estão a ser feitos exames de ADN para se saber quem manuseou as dezenas de armas, a maioria de calibre de guerra e entre as quais se destaca uma metralhadora.

Ontem à tarde, os arguidos, com idades entre os 24 e os 46 anos, foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. À porta estava mais de meia centena de familiares, que tornaram difícil e tumultuosa a entrada dos detidos no TIC. Ao longo de toda a tarde, os perigosos indivíduos, alguns dos quais de etnia cigana, foram identificados. Os interrogatórios começam apenas hoje.

A prova recolhida pelas autoridades é vasta. Há diversos reconhecimentos, já está recolhida muita prova científica. Tudo indica que nem todos os indivíduos participavam em todos os assaltos. Não havia posições definidas no gang, embora alguns dos suspeitos se destaquem pelo cadastro.

Um deles, por exemplo, estava evadido da cadeia desde 2000. Tinha sido condenado por homicídio e cumpria pena na cadeia de Paços de Ferreira. Saiu em precária e não voltou. Ontem foi o único que regressou à cadeia. Os restantes aguardavam pelo interrogatório na cadeia anexa à PJ.

PERIGOSOS E FORTEMENTE ARMADOS

O núcleo duro do gang estudava bem todos os alvos, ao pormenor, até fazer a investida. Em cada assalto, os indivíduos irrompiam de surpresa e estavam sempre fortemente armados.
Nas buscas, a PJ recuperou um arsenal de armas ilegais. Em algumas investidas usaram uma metralhadora, recuperada com dois carregadores. Mas preferiam usar caçadeiras e pistolas, uma delas de alarme. Cinco das pistolas de 9mm estavam prontas a disparar. O grupo tinha ainda duas granadas, uma catana, um revólver e um colete à prova de bala, além de usar várias réplicas de armas de fogo.

ASSALTOS

CEM MIL MAÇOS

A 13 de Abril o gang preparou uma emboscada na A3 e roubou cerca de cem mil maços de tabaco de um camião.

CASAL DE OURIVES

Em Maio, depois de um dia de feira na Trofa, um casal de ourives ficou sem uma carrinha com ouro.

CARRINHA DE TABACO

Dois meses depois o gang assaltou uma carrinha de tabaco junto ao café Blue, na Maia.

DISPAROS CONTRA OURIVES

No mês passado, na Maia, o grupo interceptou um ourives que vinha da feira e disparou contra ele.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar