O meu Twitter

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Faro - Jovem de 16 anos soma 24 crimes

Faro: Adolescente referenciado já foi detido pela PSP dezenas de vezes
Jovem de 16 anos soma 24 crimes

Com apenas 16 anos Celso já foi detido dezenas de vezes. Ontem voltou ao Tribunal de Faro --->

Em quatro meses, depois de fazer 16 anos, Celso já soma 24 processos-crime a correr nos tribunais, desde roubos com violência, a furtos de automóveis, danos e ofensas. Há três dias, foi mais uma vez detido pela PSP de Faro, por roubar um telemóvel com violência. Estava ontem a ser ouvido no Tribunal de Faro.

O Ministério Público, ao que o CM apurou, terá pedido a prisão preventiva do menor, por existir perigo de fuga e de continuação da actividade criminosa. À hora de fecho desta edição ainda não era conhecida a medida de coacção.

O pai do jovem assumiu ao CM que o filho "até pode ter assaltado uns carritos", mas "não é um criminoso". Manuel Maldonado da Silva, vendedor ambulante, acusa a polícia de "perseguição" ao filho e de o culpar por "tudo o que acontece de mal na cidade de Faro".

Ao que o CM apurou, o jovem é acusado de pelo menos oito crimes de roubo (a maioria com violência), uma dezena de furtos em veículos, ofensas e resistência à autoridade.

Antes dos 16 anos, Celso foi julgado pelo Tribunal de Família e Menores por 18 crimes. "Foi condenado em seis e ainda estão a decorrer recursos", explicou ao CM Miguel Fonseca, advogado do jovem. Lembra que, até agora, Celso "tem o registo criminal limpo porque nada transitou em julgado".

Já passou por um centro de correcção, em Caxias. Agora, poderá ir para a cadeia, o que preocupa o pai. "Se ele for para uma prisão onde só há bandidagem vai ser pior duzentas vezes", alerta Manuel Silva.

"FACA PARA CORTAR ANANÁS"

Nos últimos quatro dias, Celso Silva foi detido duas vezes: uma por posse de arma proibida e outra por roubo violento. No primeiro caso, o jovem foi detectado pela PSP com uma faca de 43 centímetros à cintura, na segunda-feira, na Feira de Santa Iria, que decorre em Faro.

Celso foi detido, mas no dia seguinte saiu em liberdade, depois de ser ouvido por um juiz. Ao CM, a mãe, Mónica Fontinha (na foto), garantiu que a faca " era para cortar ananás" e que tinha sido o pai a pedir-lhe para a ir buscar a casa. "Encontrou amigos na feira e esqueceu-se de que tinha a faca com ele", justifica.

Poucas horas depois, o jovem era detido novamente pela PSP, por suspeitas de envolvimento no roubo de um telemóvel a um homem de 35 anos, com recurso a agressões. A mãe garante que o telemóvel na posse do filho era seu.

Fonte : CM

Sem comentários:

Pesquisar